Bom dia!
Você já ouviu essa frase? Ou você fala isso todas as vezes que vai descolorir um cabelo?
“Meu cabelo puxa para o laranja”.
“O seu cabelo puxa pro laranja”.
Isso é muito dito no salão de beleza pelas clientes e até pelos próprios profissionais, já que a maioria das mulheres querem um loiro frio seja ele platinado, perolado ou mesmo bege, e o resultado acaba sendo um loiro laranja ou amarelo laranja.
Mas será que isso acontece mesmo? Porque “puxa pro laranja”?
A grande verdade é que isso NÃO acontece! Isso mesmo que você acabou de ler! O cabelo NÃO “puxa pro laranja”.
Todo cabelo contém as três cores primárias que são: azul, vermelho e o amarelo. E essas cores se revelam como fundo de clareamento no momento que descolorimos o fio.
Ou seja, fundo de clareamento é o resíduo da cor natural revelado em variáveis de vermelho e amarelo.
E quanto mais escuro o cabelo é, maior é a concentração de vermelho, e a consequência disso é a dificuldade de remoção desse resíduo avermelhado.
Na colorimetria capilar, o tom laranja está nas alturas do 6 até o 8 (ele aparece como vermelho laranja, laranja e amarelo laranja). E na maioria das descolorações esses são os tons que conseguimos alcançar devido a diversos fatores que já conversamos em outros artigos, pois envolve dentre muitos aspectos, a saúde do cabelo.
Portanto, esse resíduo laranja que restou durante a descoloração é o que chamamos de “puxar pro laranja”, e na verdade é a dificuldade de clarear mais esse fio.
Os cabelos escuros, seja ele preto ou castanho dificilmente suportam passar pelo processo de descoloração retirando todo o resíduo de vermelho (laranja) sem que fragilize ou se rompa até o final do processo.
Já em cabelos finos e claros, o laranja não é um problema, pois eles apresentam uma quantidade de pigmento vermelho menor e a sua remoção é feita com maior facilidade.
No trabalho da foto abaixo vemos no antes um cabelo natural na altura de 6 (louro escuro), que também apresenta resistência e elasticidade.
O desejo da cliente era manter a raiz natural, mas com uma iluminação amanteigada no comprimento e pontas.
Como o tom natural dela não carrega grandes quantidades de pigmento vermelho, e o fundo de clareamento desejado era o 8, a descoloração foi de apenas dois tons e o pó descolorante utilizado foi o HI BLOND com oxidante de 20 volumes.
A técnica utilizada foi mechas eriçadas em transparência no papel.
Optei pela tonalização com a coloração 8.89 Radiance Plus com oxidante de 8 volumes, na proporção de 1 por ½, com uma pausa de 25 minutos.
E para garantir a reposição proteica, fiz a aplicação do kit reconstrutor RESISTANCE.
Como resultado podemos ver um cabelo todo iluminado, sem nenhum resíduo de laranja, já que o 8.89 garantiu a neutralização de qualquer tom indesejado.
Vem conhecer! Vem pro mundo Sollér!
JULIANA ORIANI
Embaixadora Técnica Sollér Brasil
COMPRE NO SITE COM O CUPOM DE DESCONTO: JU.ORIANI