Bom dia!
Hoje quero ajudar você a entender a diferença entre matização, neutralização e tonalização. Já quero te afirmar que NÃO! NÃO é tudo a mesma coisa!
Precisamos começar esse assunto entendendo que tudo é criado envolvendo as três cores primárias, e que no cabelo não é diferente!
Existem três tipos de melanina: eumelanina (azul), feumelanina (amarelo) e tricociderina (vermelho), que são cores produzidas pelo nosso organismo e o que difere é o tom do mais escuro, que é o preto ao mais claro, o loiro... mas unificado estas cores o nosso cabelo é marrom, marronzinho ou marronzão. (O MARROM É UM TOM NEUTRO).
Você já notou que ao descolorir um cabelo escuro, o cabelo vai mostrando durante o processo várias cores? Ele vai se apresentando numa sequência: o vermelho escuro, vermelho, vermelho claro, laranja, amarelo laranja e o amarelo bem clarinho, isto prova que é verdadeiro que nossas madeixas contém as três cores acima descritas e tirando totalmente sua cor é óbvio que o cabelo cairá ao chão, isto se dá pelo fato mencionado: A cor natural produzida pelo organismo!
Agora vem do porquê existe diferença entre matização, tonalização e neutralização.
Chamamos de MATIZAÇÃO quando se revela uma cor indesejada e você tenta corrigir com produtos que contém cor já a mostra(PIGMENTO DIRETO) nos potes ou tubos sem tempo de pausa ou no olhômetro, sem poder de fixação por ser pigmento muito grande para adentrar pelas cutículas dos fios até o córtex.
Já a NEUTRALIZAÇÃO é quando levamos a cor para o natural sem resíduo de reflexos quentes ou frios, é quando vemos nas cartelas de cores as nomenclaturas que tenham 0 depois dos pontos ou vírgulas.
E finalmente, a TONALIZAÇÃO, é o direcionamento de reflexos (nuances), são cores nas cartelas que depois do ponto ou vírgula exista outros números, significando então uma cor base com alguma outra cor (cor fantasia).
Para ficar gravado o nosso aprendizado: a matização é trabalhada somente por fora do fio, podemos dizer que a mesma funciona como uma ´´maquiagem`` , e por isso a durabilidade é muito pouca. Já a neutralização e a tonalização é trabalhada no cortéx do fio de cabelo.
É no córtex que acontece toda a mágica da transformação da cor, respeitando o tempo de pausa e as orientações especificas de cada fabricante.
É muito importante conhecermos a estrela de Oswald, pois assim podemos escolher a cor adequada para neutralizar a cor indesejada, ou até mesmo para direcionar o reflexo para o tom que desejamos.
Uma dica que vale ouro: Para acertar na escolha da cor, devemos sempre levar em consideração o fundo de clareamento que estamos trabalhando (que é o resíduo de cor que aparece no cabelo quando descolorimos). E lembrar que as cores frias neutralizam as cores quentes. Exemplo:
Violeta neutraliza o amarelo
Laranja neutraliza o azul
O verde neutraliza o vermelho
Vem conhecer! Vem pro mundo Sollér!
JULIANA ORIANI
Embaixadora técnica Sollér Brasil
COMPRE NO SITE COM O CUPOM DE DESCONTO: JU.ORIANI